SOY LOCO POR TI
Política, Mídias, Economia, Arte, Futebol e Humor na América Latina

27/11/2004

Cada oveja con su pareja
Correndo o enorme risco de perder os meus poucos leitores, sugiro a visita a um blog extraordinário que eu encontrei dia desses: La mala rosa. Nem vale a pena descrever o site - design inovador, conteúdo muito bom, é escrito a quatro mãos e de quebra tem uma rádio. Isso mesmo, o blog tem uma rádio!!!

O link: La mala rosa. 

PS.: em espanhol.



 Escrito por Luiz às 12h08 [] [envie esta mensagem]



Dize-me com quem andas que eu te direi se vou
¿Cuántas prendas de vestir "Made in China" tiene usted en su guardarropa? Seguramente si revisa con detenimiento se sorprenderá al encontrar muchas más de las que usted pensaba que tenía.

Aún si usted tiene el poder adquisitivo para vestirse con renombradas marcas, descubrirá que esa prenda que tanto dinero le costó, fue elaborada en su totalidad o al menos en parte, por las manos de trabajadores chinos, a kilómetros de distancia de donde usted vive y bajo condiciones laborables paupérrimas.


Esse texto eu tirei do La Nacion On Line. A matéria completa podeser encontrada clicando aqui.


É engraçado como os empresários argentinos reagem às ameaças. Durante os quase10 anos de existência do Mercosul, o Brasil e seus empresários foram demonizados. Recentemente eles perceberam que o Mercosul pode ser politicamente importante, mas comercialmente o projeto é imprescindível.

A invasão de produtos chineses parece ter despertado los hermanos del Plata, o que acaba se refletindo em matérias dos jornais, como esse a que eu me referi.



 Escrito por Luiz às 11h53 [] [envie esta mensagem]



Pílula diária de Humor
Tute/La Nacion On Line/Argentina

 Escrito por Luiz às 11h45 [] [envie esta mensagem]


24/11/2004

Presente Andaluz
Foto de Alberto KordaNa última vez em que a Andaluza esteve no Recife me trouxe de presente o livro Cuba por Korda, de Christophe Loviny e Alessandra Silvestri-Lévy. Eu lembro que comentei o livro, lançado na livraria Cultura aqui no Recife e que também foi motivo de post de Paulo Goethe, o inumerável, dia desses. O livro traz as principais fotos de Alberto Korda, um dos maiores fotógrafos da América Latina até hoje, e que morreu em 2001. Ele é o autor da consagrada foto de Che Guevara com o olhar apontando para o infinito.

Também já tinha folheado o livro, na primeira vez, ainda na redação do Diario de Pernambuco, logo na época do lançamento. Mas agora, com o livrão nas minhas mãos, eu o leio aos poucos. Sempre recomeço do início até o ponto em que parei anteriormente e aí leio mais uma página, sovinamente. As fotos são extraordinárias, aliás, eu não sabia que Korda tinha sido fotógrafo de moda, no início da carreira. Os textos atualizam, ou contextualizam as imagens - todas em preto e branco.

A leitura do livro é um grande prazer. Tão grande que me propus a copiar aqui, sempre na medida do possível, trechos que eu acho legais para poder dividir com os poucos, mas especialíssimos leitores do Soy Loco por Ti - o que também vai ser muito prazeroso. É ótimo ter uma namorada sensível e inteligente.

Gracias Andaluza.



 Escrito por Luiz às 02h17 [] [envie esta mensagem]



Sem sonhos sob o sol do Caribe

Saiu do Recife, nessa terça-feira, o navio Mattoso Maia, que leva para o Haiti uma força formada por 234 fuzileiros navais brasileiros que subsitituirão parte dos soldados que comandam a força de paz da Onu no Hiti. O Mattoso Maia deve passar 14 dias no mar e leva mantimentos - 27 toneladas de sacos plásticos para lixo, 500 toneladas  de roupas, 5toneladas de rapadura (!), 123 mil litros de água, 750  toneladas de carne - além de veículos e combustível. O navio deve chegar no dia 6 de dezembro.

 

As informações foram passadas pela repórter da editoria da Vida Urbana, Ana Addobbati e podem ser lidas em www.pernambuco.com/diario, só para assinantes.

 

O navio partiu nessa terça do porto do Recife. No mesmo dia, Lula passou o mermo recado que o Itamaraty anda enviando ao FMI e em particular ao governo Francês: durante a visita do presidente do Canadá, Lula lembrou que a ajuda dos exércitos latinoamericanos comandados pelo brasileiro não podem resolver toda a problemática realidade atual do Haiti. E que é necessário que o FMI libere financiamentos para a reconstrução do país caribenho.

 

A preocupação do governo brasileiro, como eu já comentei por aqui, é deixar a impressão na comunidade internacional, que a situação política no Haiti perdeu o controle. Isso traria sérios danos à candidatura do Brasil a uma vaga no assento permanente do conselho da Onu. Motivo, aliás, que fez com que o País se arriscasse no comando da operação dos cabeças azuis no Haiti. Fez um belo sol na manhã dessa terça no Recife, e a partida dos soldados teve seu charme.

 

Mas o lamaçal em que está se tornando a situação no Haiti não tem charme nenhum, embora o sol que ilumina o Caribe seja o mesmo que dá cores ao porto do Recife.



 Escrito por Luiz às 00h31 [] [envie esta mensagem]


23/11/2004

Será que a América católica sempre precisará de ridículos tiranos?
(ou de como é frágil nossa democracia)
O presidente da China, Hu Jintao, disse durante visita que faz a Cuba que terminou na última terça-feira que espera que a ilha "siga adiante com seu sistema socialista". O dois países mantém relações bilaterais há 44 anos. Convidado por Fidel, Hu chega a Cuba depois de um giro por Brasil, Argentina e Chile. China e Cuba são duas das piores autocracias ainda em vigor. Cuba e China assinaram 16 acordos comerciais e estratégicos.

Enquanto os homens exercem seus podres poderes

Motos e fuscas avançam os sinais vermelhos

E perdem os verdes

Somos uns bossais

Queria querer gritar setessentas mil vezes

Como são lindos, como são lindos os burgueses

E os japoneses

Mas tudo é muito mais

Uma semana antes, o governo brasileiro recebeu a mesma visita e a Argentina também. Ambos os países latinoamericanos reconhecem a China como economia de mercado.

Enquanto isso, organizações camponesas no paraguai ameaçam derrubar o presidente Nicanor Duarte se a reforma agrária não for feita. "Em todo o país voltaremos a sair às ruas para denunciar a inaptidão do governo em solucionar os problemas", afirmou Luis Aguayo, secretário da Mesa Coordenadora de Organizações Camponesas.

Será que nunca faremos senão confirmar

A incompetência da América Católica

Que sempre precisará de ridículos tiranos?

Será será que será que será que será?

Será que essa minha estúpida retórica

Terá que soar, terá que se ouvir por mais zil anos?

Do outro lado do Rio Prata, a história se repete. E como previu K.M, como farsa. A  partir dessa quarta-feira, 24 de novembro de 2004, o presidente da Argentina, Néstor Kirchner poderá ser chamado de o Hiper-presidente. É que o Congresso Nacional deve aprovar a renovação da Lei de Emergência Econômica, também conhecida como a "lei de super-poderes". Significa que o presidente prorrogará seus super-poderes para comandar a política econômica sem consultar o Parlamento. Poderá,  por exemplo renegociar a dívida pública sem interferências do Congresso Nacional, mudar as regras do mercado cambial sem objeções do Banco Central, além de mudar a forma como quiser os contratos com as empresas privatizadas de serviços públicos. A lei foi criada em 2002 para evitar que o país afundasse de vez. Hoje, a oposição enfraquecida não consegue evitar sua aprovação, apesar de argumentar que as condições de derrocada de 2002 já não existem mais.

Enquanto os homens exercem seus podres poderes índios e padres

e bichas, negros e mulheres

E adolescentes

Fazem o carnaval

Queria querer cantar afinado com eles

Silenciar em respeito ao seu transe, num êxtase

Ser indecente, mas tudo é muito mais

Em Assunção, no Paraguai, chegou ao fim nessa terça, 22, o sequestro do filho do jornalista Bernardo Agusti, do Ultima Hora e da emissora de rádio Mil. O garoto de 13 anos passou três horas nas mãos dos criminosos e não sofreu, aparentemente, nenhum arranhão. Motivo simples. Os sequestradores o deixaram bem de saúde para que desse um recado ao pai: deixar de fazer reportagens sobre o tráfico de drogas no país.

Ou então cada paisano e cada capataz

Com sua burrice fará jorrar sangue demais

Nos pantanais, nas cidades, caatingas

E nos gerais.

 



 Escrito por Luiz às 14h01 [] [envie esta mensagem]


19/11/2004

Pense numa confusão

EmolComeçou hoje à tarde a reunião de cúpula de líderes dos países que integram o Fórum de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (APEC). Além dos presidentes dos EUA George W. Bush, o presidente russo, Vladimir Putin, e o líder chinês, Hu Jintao, estão confirmadas as presenças de milhares de manifestantes conta a política imperialista/terrorista patrocinada pelo atual governo americano. As manifestações vêm se acirrando nas últimas duas semanas.

O El Mercurio, jornal on line do Chile, noticia que já foram presas 40 pessoas nas manifestações. A segurança da cidade foi reforçada com 5 mil "carabineros". Ainda assim, a estimativa é que existem 12 participantes da APEC para cada 10 carabineros.



 Escrito por Luiz às 17h03 [] [envie esta mensagem]


18/11/2004

Quando a imagem fala
Foto de Teresa Maia/Diario de Pernambuco

A greve no sistema público estadual de saúde paralisou o atendimento nalguns dos principais centros hospitalares da cidade. A foto acima dispensa o tipo de conseqüência dessa forma de se fazer greve. Foi tirada no calor da hora por Teresa Maia, premiadíssima fotógrafa do Diario de Pernambuco.



 Escrito por Luiz às 16h23 [] [envie esta mensagem]



Rápidas

Haiti
O Haiti é aqui

A situação no Haiti começa a preocupar o Governo brasileiro.  Isso porque a falta de recursos da Onu para reerguer o país tem deixado claro que somente as forças comandadas pelo exército brasileiro não podem resolver tudo. O que o governo brasileiro teme é que a comunidade internacional entenda que a situação lá começou a piorar por falta de comando.

Foi com essa preocupação que o assessor da Presidência do Brasil para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, cobrou da França uma postura mais proativa no âmbito da Onu para agilizar a liberação de dinheiro (US$ 1,2 bi). A pressão sobre a França é porque o Haiti é ex-colônia e o país de Jacques Chirac, como boa parte da Europa, se ressente de uma certa culpa pós-imperialista.

Marco Aurélio se manifestou durante seminário sobre o futuro da América Latina, promovido pelo jornal Le Monde. Não custa lembrar que a ajuda brasileira coordena um pool de forças militares da Argentina, Chile, Uruguai, Bolívia e Equador. E que essa é a primeira iniciativa de ajuda mútua entre países da região. Daí o receio do governo brasileiro.

E Cuba, como vai?
Em resposta à cobrança, Marco Aurélio ouviu outra: durante o mesmo debate, o escritor cubano Eduardo Manet quis saber porque o Brasil não se coloca de forma mais crítica à ditadura de estado em Cuba. Marco Aurélio afirmou que o Estado brasileiro prefere a neutralidade silenciosa. Não convenceu.

Sai pra lá
"O combate ao terrorismo, para ser efetivo, deve transcender os aspectos meramente repressivos, considerando certas circunstâncias de exclusão e injustiça que alimentam atitudes extremistas". Essa é parte da fala do ministro da defesa e vice-presidente José Alencar e que serviu também como resposta a Donald Rumsfeld, seu colega americano, durante o primeiro encontro dos ministros de defesa das américas, em Quito.

Alencar respondeu a uma provocação de Rumsfeld, que sugeriu a integração das foças armadas e da polícia na região para evitar que a América Latina seja transformada em esconderijo da Al Qaeda.

Persona non grata
Bush jr visita o Chile por ocasião do Fórum de Cooperação Econômica entre os países das Américas e do Pacífico. No encontro, o novo imperador vai aproveitar para estreitar os acordos bilaterais que já vem costurando com os países da América Central e da América do Sul. Dia desses fça um post somente sobre isso.

Pelotas i pelotas
Peru 2 X 1 Chile. Com esse resultado, o Peru deixa a lanterna das eliminatórias sulamericanas. A lanterna agora é empunhada pelo valoroso selecionado da Bolívia
Argentina 3 x Venezuela. Argentina agora estána frente das eliminatórias.
Colômbia 1x 0 Bolívia. Colômbiachega aos 13 pontos e tenta uma vaga para repescagem.
Uruguai 1 x 0 Paraguai. Uruguai agora estána 4ª colocação.

Negócios da China
Depois de conseguir que o governo brasileiro o considerasse uma economia de mercado, o governo chinês conseguiu o mesmo em visita à casa rosada. Fico devendo um post sobre as visitas dos chefes de estado ao governo brasileiro, nas últimas duas semanas.

Leilões
A Sotheby´leiloou (é assim que se escreve?) um quadro do venezuelano Arturo Michelin (1863-1898) por US$ 1,3 milhões. É uma das mais caras vendas de artes feita pela casa de leilões. Michelin nasceu no município de Valença, estado de Carabobo e morreu jovem, com 35 anos. O que me chamou a atenção nessa notícia é que no mesmo leilão, outros cinco quadros de artistas brasileiros constavam no pregão:

Em um balcão da Bahia (di Cavalcanti). Vendido por US$ 108 mil
Vue du Brésil (Guignard). Vendido por US$ 54 mil
Dez Monotipos (Mira Schudel). Vendido por US$ 18 mil.
Moça Penteando o Cabelo e Natureza morta com limões, ambos de di Cavalcanti não atrairam interessados.

 



 Escrito por Luiz às 14h22 [] [envie esta mensagem]


17/11/2004

Assim caminha a Humanidade

A gente deveria se sentir diferente ao saber que vai ser tio?



 Escrito por Luiz às 16h20 [] [envie esta mensagem]



[ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
       
   

Reclame:locoporti@gmail.com

INFORMAÇÃO
 
   El Tiempo (Colômbia)
   El Espectador (Colômbia)
   Expresso (Peru)
   Peru 21 (Peru)
   Ultimas Noticias (Venezuela)
   El Universal (México)
   Cronica (México)
   El Mercurio (Chile)
   Clarin (Argentina)
   La Nacion (Argentina)
   La Hora (Equador)
   Ultimas Noticias (Equador)
   El Diario (Bolivia)
   Diario de Notiocias (Paraguai)
   El Pais (Uruguai)
   La Prensa (Nicarágua)
   Prensa (Panamá)
   Fórum Social Mundial (Brasil)
   Agência Latinoamericana de Informação
   Associação de Estudos Latinoamericanos
   Latin American Post (EUA)
   Granma (Cuba)

POLÍTICA E CIDADANIA
        Luta Libertária
        Foreign Policy
        Mídia Tática
        Rede Interamericana para a Democracia
        Nova Democracia
        Marxists Archieve
        ABONG
        OBREAL
        AECidadania
        Pauta Social
        Cebrap.org
        Instituto Pólis
        Eletronic Frontier Foundation
        Move On
        Ponto de Vista/Crítica Política
        Revista Movimiento
        Nueva Mayoria
        LatinoBarometro
        Observatório Político Sul Americano
COLUNAS
       Míriam Leitão
       Veríssimo
       Mário Sérgio Conti
       Pedro Dória
FINA FLOR
        Verbeat
        Síndrome de Estocolmo
        Smart Shade of blue
        Stuckin Sac
        Blog do Gejfin
        O biscoito fino e a massa
        Velo do Farol
        Insanus
        A Arte da Fuga
       La Mala Rosa
       LLL
       Angustiado
       Glamdreams
       Os conspiradores
       Nominimo/Blog
       Pensar Enlouquece
       Códigobr
       Catraca
       Imakinaria
       Por um punhado de pixels
       Wunderblogs
        Radamanto
       Estuário de Samarone
        Mas tudo bem
 
SEXO
       2explicitos
       O sexo de Anali
       Uva na Vulva
       Unaids
       Eros Blog
       World Sex News
       Sex Flog
 
AMIGOS
       Adorada Guadalupe
       Os Pensamentos de Mama
       Blog do Pi
       Fiteiro
       Bom Tom
       Guitar Grinder
        Barraco da Jaca
       Os Blog da Minie
       Hard News
       Cha de panela
       Fotografias/Gondim
       Sofia Bau
       Colchas de retalhos
       Girl Power
        Minha Lilith
        Paulo Rebêlo
        Diário de Bordo
 
 
VOTAÇÃO
    Dê uma nota para meu blog





O que é isto?
Histórico
   01/06/2006 a 15/06/2006
   16/05/2006 a 31/05/2006
   01/05/2006 a 15/05/2006
   01/04/2006 a 15/04/2006
   16/03/2006 a 31/03/2006
   01/03/2006 a 15/03/2006
   16/02/2006 a 28/02/2006
   01/02/2006 a 15/02/2006
   16/01/2006 a 31/01/2006
   01/01/2006 a 15/01/2006
   16/12/2005 a 31/12/2005
   01/12/2005 a 15/12/2005
   16/11/2005 a 30/11/2005
   01/11/2005 a 15/11/2005
   16/10/2005 a 31/10/2005
   01/10/2005 a 15/10/2005
   16/09/2005 a 30/09/2005
   01/09/2005 a 15/09/2005
   16/08/2005 a 31/08/2005
   01/08/2005 a 15/08/2005
   16/07/2005 a 31/07/2005
   01/07/2005 a 15/07/2005
   01/06/2005 a 15/06/2005
   16/05/2005 a 31/05/2005
   01/05/2005 a 15/05/2005
   16/04/2005 a 30/04/2005
   01/04/2005 a 15/04/2005
   16/03/2005 a 31/03/2005
   01/03/2005 a 15/03/2005
   16/02/2005 a 28/02/2005
   01/02/2005 a 15/02/2005
   16/01/2005 a 31/01/2005
   01/01/2005 a 15/01/2005
   16/12/2004 a 31/12/2004
   01/12/2004 a 15/12/2004
   16/11/2004 a 30/11/2004
   01/11/2004 a 15/11/2004
   16/10/2004 a 31/10/2004
   01/10/2004 a 15/10/2004
   16/09/2004 a 30/09/2004
   01/09/2004 a 15/09/2004
   16/08/2004 a 31/08/2004
   01/08/2004 a 15/08/2004
   16/07/2004 a 31/07/2004
   01/07/2004 a 15/07/2004