SOY LOCO POR TI
Política, Mídias, Economia, Arte, Futebol e Humor na América Latina

31/05/2005

No Caminho para Túnis

O Governo do Brasil promove no Rio de Janeiro, de 8 a 10 de junho de 2005, a Conferência Regional Ministerial de América Latina e Caribe, preparatória para a segunda fase da Cúpula Mundial sobre a Sociedade de Informação. Concomitantemente, ocorrerão, com a participação da sociedade civil, academia e setor empresarial, seminários sobre diversos temas de relevância para a construção de uma Sociedade da Informação e de seu Plano de Ação Regional (eLac 2007).

Em nível intergovernamental a Conferência proporcionará aos Ministros e representantes dos países da América Latina e Caribe a oportunidade de:

1) Aprovar uma declaração política regional voltada para o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e a solidariedade regional;

2) Aprovar um Plano de Ação Regional (eLAC 2007) com iniciativas e atividades concretas e metas mensuráveis, com base no Plano de Ação da CMSI de Genebra.

Link: www.riocmsi.gov.br/

 Escrito por Cláudio Machado às 11h06 [] [envie esta mensagem]


30/05/2005

Fechado para balanço (na rede)
A partir desse de 1 de junho, a diretoria de redação do Soy Loco por Ti se muda pra a beira-mar. Merecidas férias esperam esse escriba. E também litros e litros de aguardente, mar azul, peixe assado, cozido no molho de côco ou no molho de tomate, e pitús, camarões e sururus em longas tardes preguiçosas.

Por conta disso, a atualização desse blog vai deixar de acontecer, a não ser que Cláudio ou Sofia resolvam me acudir e tomar conta do barraco. Portanto, se quiser reclamar, faça-o agora, enquanto eu não posso responder. Na foto acima, um momento raro de projeção telepática via internet.

Recomendações a quem fica e esperanças para quem volta:
Dizem a boca miúda que está para acontecer uma festa de arromba com motivos sulamericanos, organizado por essa criatura que vos escreve e um certo Paulo Goethe, o inumerável. Em breve, mais notícias num Fiteiro, perto de você.

Deseja-se a re-volta de André à já debilitada blogsfera brasileira, que precisa de mais Intelligentsia.


Alguém por favor me responda, quando eu voltar, por que é que Júlio Jacobina, o cara que mais conhece do assunto nessas paragens, não tem um blog.

Se houver algum golpe na Bolívia, ou se Kirchner cair, ou se a Venezuela proibir a entrada de diplomatas e empresários dos Estados Unidos e também se as eleições no México forem canceladas, ou ainda se Cuba libertar os 27 jornalisas presos lá, por favor, consultem Os Conspiradores. E alguém me mande um email pra eu ficar sabendo.
Gracias a todos y hasta la vuelta.
 



 Escrito por Luiz às 14h31 [] [envie esta mensagem]



O Inferno são os outros
(não, não é um post sobre Sartre)
Na Bolívia, 6 em cada dez cidadãos das principais cidades gostriam de ir embora de seu país. É o que mostra essa reportagem baseada em pesquisa realizada pela Organización Internacional para las Migraciones (OIM). 
O que motiva os hermanos a desejarem viver na Espanha, Estados Unidos e Argentina (países que mais atraem os bolivianos) é basicamente a violência,falta de trabalho e pobreza extremas. Nos últimos três anos, cerca de três milhões de pessoas imigraram de forma legal ou ilegal. Na Bolívia vivem hoje 9,4 milhões de pessoas.

Segundo os dados oficiais do Governo 1,36 milhão de pessoas bolivianos trabalhavam forta do país até 2003. Um ano depois, esse número subiu para 2,2 milhões.

Enquanto isso, no Congresso Social, continuam os debates sobre a agenda política reivindicada por cocaleiros e agricultores de La Paz, Oruro, Potosí, Cochabamba, Chuquisaca. Em pauta, a idéia de autonomia dessas regiões, o que resultaria em desmembramento do país. Claro, com reflexos para os países vizinhos, tem um post aí em baixo sobre isso. Hormando Vaca Díez, presidente do congresso, está sendo acusado de traidor da constituição por colocar essa votação como prioridade.

Nessa matéria, informações de como o Brasil depende do gás da Bolívia.



 Escrito por Luiz às 13h55 [] [envie esta mensagem]


26/05/2005

Corpus Christi, paz armada
Nessa quinta-feira, 26 de maio, tive a impressão do tipo de paz armada que a América Latina vive. O feriado de Corpus Christi fez com que as manifestações nas praças da Bolívia sofressem uma pausa. Talvez a sexta-feira seja de tranquilidade também, quem sabe o fim de semana. Mas o país vive um equilíbrio muito frágil, que dessa vez pode ameaçar muitos países do continente.

O presidente da Bolívia, Carlos Mesa, perdeu o controle do processo, esta semana. O pior disso é o risco de guerra civil (pouco provável) ou de golpe militar - veja o caso de Lúcio Gutierrez, em agosto de 2004.

A Bolívia é o país que, depois do Brasil, tem maior número de fronteiras: divide limítrofes com Argentina, Paraguai, Brasil, Peru e Chile. Cerca de 2/3 da população é indígena - etnias Yamara a Quechua. Esse detalhe pode ter reflexos no Peru, por exemplo, em cujo país a maioria indígena vive abaixo da linha da pobreza e no qual o presidente, Alejandro Toledo, convive com umd esconfortável nível de aceitação popular na faixa dos 10%.

Ou seja, as reivindicações dos indígenas na Bolívia podem fortalecer as velhas reivindicações por igualdade social, educação, distribuição de terras feitas háanos pelos povos indígenas do Peru e do Chile.

A Argentina também pode sofrer com as reivindicações. É que o abastecimento de energia no país governado por Kirchner depende da queima do gás boliviano. A consolidação da recuperação econômica argentina e uma eventual vitória nas eleições parlamentares do partido de Kirchner dependem também disso.

Por enquanto, aparentemente o que temos é só a crise na Bolívia. Mas na verdade, o tabuleiro é mais complicado. Enquanto isso, paz armada.

Mais informações sobre a crise na Bolívia podem ser encontradas aqui.



 Escrito por Luiz às 22h14 [] [envie esta mensagem]


25/05/2005

Hard News on line
Mais um super herói acaba de aterrisar com seu blog. Já está no ar o http://hardnews.zip.net. A autora, todo mundo conhece - ou se não conhece ainda vai conhecer. Se você não imaginava que Alcione, a marrom, pudesse se render aos blogs, é melhor rever seus conceitos. Boa leitura.

 Escrito por Luiz às 15h22 [] [envie esta mensagem]



Eleições à vista

Há quem considere que está em curso uma polarização entre governos de esquerda e direita na América Latina. O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, é uma dessas pessoas e ele diz que este fenômeno veio à tona na recente eleição do secretário-geral da Organização de Estados Americanos (OEA). Na ocasião, os 34 países do Hemisfério se dividiram pela metade entre o chanceler do México, Luis Ernesto Derbez, considerado um candidato da direita, e o candidato chileno José Miguel Insulza, apontado como representante da esquerda.

Há, por outro lado, os que consideram que as principais diferenças entre os governos da região é de intensidade. A maior parte tenderia à esquerda. Equador e Bolívia, por exemplo, tenderiam a um populismo de esquerda sectário, na linha de Hugo Chávez, presidente da Venezuela. Em situação oposta (?), estaria o Brasil, uma esquerda “responsável”, mais equilibrada.

Rótulos a parte, o fato é que o continente se prepara para quase seis meses de eleições importantes. A temporada começa no dia 11 de dezebro, com eleição do presidente do Chile. Depois acontecem pleitos no Peru (outubro), México (julho), Colômbia, Brasil (outubro) e Venezuela (julho), respectivamente. As eleições da Argentina – que não se sabe pra que lado da balança pede, se pra esquerda ou pra direita – acontecem em abril de 2007.

Boa parte da política externa do segundo governo Bush para o continente está sendo definida em função dos resultados dessas eleições. É bom considerar que o combate ao narcotráfico na região foi enfraquecido. A prioridade é a luta contra o terrorismo por aqui também. E como o conceito de terrorismo é muito amplo lá em Washington, é possível que o recrudescimento de discursos mais radicais sejam enquadrados. Esperar e monitorar pra ver.



 Escrito por Luiz às 03h20 [] [envie esta mensagem]


23/05/2005

Uma imagem vale mais que mil palavras

Nos dois últimos anos eu andei consertando meus relógios, entendendo a maquinaria de tempo, brincando de artífice e relojoeiro, debruçado sobre mecanismos, ferramentas, sobre tempo e mensagem, idéia e relutância, memória e máquina e esquecimento. Putz, nunca senti o tempo tão escasso, tão ranzinza, tão derretido aqui entre as paredes desse apartamento da rua Nunes Machado. Trabalho, trabalho, trabalho – não me venham dizer agora que o trabalho enobrece o homem, eu não vou acreditar. Primeiro o trabalho cansa. Depois, me chame pra tomar um chopp que pode ser que eu pense diferente. Por enquanto, eu só penso e poder dormir uma noite sem me lembrar de nada, só dormir.


Engraçado como a vida ficou complicada e exigente, fico imaginando como teriam sido diferentes esses dois anos em que eu resolvi fazer esse trabalho. Por certo teria visto e feito mais coisas, talvez viajado mais, fantasiado com mais beleza, sonhado diferente, dormido melhor. O “se” é uma armadilha para bobos, então deixa pra lá.

 
O que eu sei agora é que, além dessa cerveja gelada que me acompanha agora e desse hálito frio nessa noite, eu terminei. Nos próximos 30 dias de junho vou só descansar em casa vestido feito esse rapaz aí da imagem. E quem tiver perdido o hábito de me chamar para uma cerva ou um jogo de bola no final de semana, pode por favor voltar a se lembrar desse rapaz na hora de pensar num bom meio de campo. Gracias.

As imagens foram retiradas desse blog.



 Escrito por Luiz às 00h02 [] [envie esta mensagem]


22/05/2005

Efeméride em transe

O que têm em comum Antônio Callado, Carlos Heitor Cony, Thiago de Mello, Flávio Rangel, Mário Carneiro, Márcio Moreira Alves, Glauber Rocha e Joaquim Pedro de Andrade? Há 40 anos eles realizaram juntos, na frente do Hotel Glória, um protesto contra a reunião da Organização dos Estados Americanos no Brasil. Pelo regulamento da OEA, esse tipo de reunião não pode ser realizada em países não democráticos, mas em 1965 o ministro das relações Exteriores, Juracy Magalhães, convenceu a entidade que o país vivia uma calmaria democrática, apesar do golpe do ano anterior e de ser governado pelo general Castello Branco.

Além de participarem do protesto, essa turma, formada por dois escritores, um diretor teatral, um artista plástico, um professor, e dois cineastas, respectivamente, deixaram marcas importantes na cultura brasileira do século XX.

Pois bem, os oito se posicionaram diante do hotel, achando que a manifestação, então organizada pelo PCB, traria muito mais gente. E danaram-se a gritar palavras de ordem contra o regime. Cony xingou Castello Branco e foi imediatamente preso. Os outros sete foram arrastados também.

Na prisão da Polícia do Exército onde “Os Oito da Glória” ficaram 11 dias, Glauber finalizou o roteiro de Terra em Transe, que estrearia dois anos depois, em 1967. E é essa a razão desse post: Terra em Transe terá reestréia esta semana, em cópia recuperada. Imperdível.



 Escrito por Luiz às 23h34 [] [envie esta mensagem]



Não basta a democracia
Democracia, como esse quadro, é bonito de ver. Mas é difícil de fazer.;)Só a democracia tem os remédios para os males que nos afligem. Nunca é demais lembrar, principalmente numa semana em que o pais viu cenas tão explícitas de corrupção. Sempre há quem pense, em momentos assim, que uma onda autoritário-moralizadora é do que o Brasil precisa. O Brasil precisa é de que os poderes da República se esforcem mais na execução de suas tarefas constitucionais.
(...)
Nada do que tem acontecido é aceitável. Tudo é muito perigoso. Que as pessoas públicas, que vão às ruas pelo voto dos eleitores e representam o cidadão, saibam da gravidade do momento. Não se enganem com o silêncio das ruas. Os momentos de turbulência, às vezes, não dão aviso prévio. A hora é de fazer as instituições funcionarem de forma exemplar, para que se possa confirmar o princípio civilizatório: de que só a democracia tem o remédio para os males que nos afligem.



Assim começa e termina a coluna de Miriam Leitão desse domingo, 23 de maio. O texto inteiro pontua os escândalos envolvendo o chefe do departamento de compras dos Correios, Maurício Marinho e um grupo de deputados estaduais de Rondônia que, em conversa com o governador Ivo Cassol, mostra o toma lá da cá da política brasileira.

Eu discordo da receita dada por Miriam. Não é suficiente a democracia, ela não resolve, sozinha, “os males que nos afligem”. Nem acho que a democracia seja um princípio civilizatório. Mas também não vou explicar esse ponto em particular, porque a idéia de princípio civilizatório renderia sozinho um post inteiro e complicado, e agora eu tô sem saco.

É engraçado ver que na própria coluna fica claro que a democracia não é suficiente. A América Latina vive em termos democráticos, com instituições que confirmam esse receituário. A questão é que falta distribuição de riquezas, de conhecimento, de informação e de oportunidades para que essas instituições (que ajudam a construir, mas não são a democracia) sejam fortes e confirmem o regime democrático.



 Escrito por Luiz às 22h18 [] [envie esta mensagem]


20/05/2005

Pílula diária de humor
(com cheiro de pizza)



Mais humor em www.malvados.com.br.



 Escrito por Luiz às 17h03 [] [envie esta mensagem]



Culhones
Árvore onde aconteceu o encontro.AO fundo, os manifestantes correndo da polícia cubana.Imagine você viver em um país que está sob ditatura há 30 anos. Imagine agora promover um congresso cujo mote é a criação de um regime que se oponha ao que controla  o país. Pense em criar  o encontro sob uma árvore, reunir 200 pessoas e, além de se safar do controle da polícia estatal, ter que responder a outros grupos separatistas.

Não é enredo de filme.  É um pedaço da recente história da Associação para a Promoção da Sociedade Civil (APSC) abriu hoje (20) um congresso opositor em Havana com a participação de pouco mais de 200 pessoas.

Segundo contam os correspondentes internacionais e também o Granma, o congresso se iniciou sem incidentes. Não sem antes haver uma série de prisões de estrangeiros na ilha. Dois dos arrastados são parlamentares europeuis que foram a Cuba acompanhar o  Congresso - esse fato  isolado deverá criar mais problemas diplomáticos para Fidel Castro.

A abertura do encontro foi feita com a leitura de um texto enviado por George W. Bush. O encontro é acusado de receber apoio financeiro de Washington. Há quem diga, por outro lado, que o encontro é "uma farsa", organizada pelo regime castrista para intensificar a repressão no país. Resumindo: o evento pode até não ser promovido por Castro (não creio que seja) mas está chamando a atenção da comunidade internacional menos por seu ideal e mais por ser algo não muito claro.



 Escrito por Luiz às 16h42 [] [envie esta mensagem]


16/05/2005

Por que será que isso me lembra a Celpe?


Morreu por roubar flores
Via El Tiempo.

Novelão
Mulher adotada descobre, em seleção para um emprego, que a psicóloga que le entrevistava era sua mãe.
Via
El Tiempo.

Manifestações no Peru
Apesar de ter crescido 5,35% no primeiro trimestre, a economia do Peru continua causando insatisfação generalizada na população. É o que se depreende da lista de manifestações marcadas para esses dias.
Via El Comercio.



 Escrito por Luiz às 14h55 [] [envie esta mensagem]



[ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
       
   

Reclame:locoporti@gmail.com

INFORMAÇÃO
 
   El Tiempo (Colômbia)
   El Espectador (Colômbia)
   Expresso (Peru)
   Peru 21 (Peru)
   Ultimas Noticias (Venezuela)
   El Universal (México)
   Cronica (México)
   El Mercurio (Chile)
   Clarin (Argentina)
   La Nacion (Argentina)
   La Hora (Equador)
   Ultimas Noticias (Equador)
   El Diario (Bolivia)
   Diario de Notiocias (Paraguai)
   El Pais (Uruguai)
   La Prensa (Nicarágua)
   Prensa (Panamá)
   Fórum Social Mundial (Brasil)
   Agência Latinoamericana de Informação
   Associação de Estudos Latinoamericanos
   Latin American Post (EUA)
   Granma (Cuba)

POLÍTICA E CIDADANIA
        Luta Libertária
        Foreign Policy
        Mídia Tática
        Rede Interamericana para a Democracia
        Nova Democracia
        Marxists Archieve
        ABONG
        OBREAL
        AECidadania
        Pauta Social
        Cebrap.org
        Instituto Pólis
        Eletronic Frontier Foundation
        Move On
        Ponto de Vista/Crítica Política
        Revista Movimiento
        Nueva Mayoria
        LatinoBarometro
        Observatório Político Sul Americano
COLUNAS
       Míriam Leitão
       Veríssimo
       Mário Sérgio Conti
       Pedro Dória
FINA FLOR
        Verbeat
        Síndrome de Estocolmo
        Smart Shade of blue
        Stuckin Sac
        Blog do Gejfin
        O biscoito fino e a massa
        Velo do Farol
        Insanus
        A Arte da Fuga
       La Mala Rosa
       LLL
       Angustiado
       Glamdreams
       Os conspiradores
       Nominimo/Blog
       Pensar Enlouquece
       Códigobr
       Catraca
       Imakinaria
       Por um punhado de pixels
       Wunderblogs
        Radamanto
       Estuário de Samarone
        Mas tudo bem
 
SEXO
       2explicitos
       O sexo de Anali
       Uva na Vulva
       Unaids
       Eros Blog
       World Sex News
       Sex Flog
 
AMIGOS
       Adorada Guadalupe
       Os Pensamentos de Mama
       Blog do Pi
       Fiteiro
       Bom Tom
       Guitar Grinder
        Barraco da Jaca
       Os Blog da Minie
       Hard News
       Cha de panela
       Fotografias/Gondim
       Sofia Bau
       Colchas de retalhos
       Girl Power
        Minha Lilith
        Paulo Rebêlo
        Diário de Bordo
 
 
VOTAÇÃO
    Dê uma nota para meu blog





O que é isto?
Histórico
   01/06/2006 a 15/06/2006
   16/05/2006 a 31/05/2006
   01/05/2006 a 15/05/2006
   01/04/2006 a 15/04/2006
   16/03/2006 a 31/03/2006
   01/03/2006 a 15/03/2006
   16/02/2006 a 28/02/2006
   01/02/2006 a 15/02/2006
   16/01/2006 a 31/01/2006
   01/01/2006 a 15/01/2006
   16/12/2005 a 31/12/2005
   01/12/2005 a 15/12/2005
   16/11/2005 a 30/11/2005
   01/11/2005 a 15/11/2005
   16/10/2005 a 31/10/2005
   01/10/2005 a 15/10/2005
   16/09/2005 a 30/09/2005
   01/09/2005 a 15/09/2005
   16/08/2005 a 31/08/2005
   01/08/2005 a 15/08/2005
   16/07/2005 a 31/07/2005
   01/07/2005 a 15/07/2005
   01/06/2005 a 15/06/2005
   16/05/2005 a 31/05/2005
   01/05/2005 a 15/05/2005
   16/04/2005 a 30/04/2005
   01/04/2005 a 15/04/2005
   16/03/2005 a 31/03/2005
   01/03/2005 a 15/03/2005
   16/02/2005 a 28/02/2005
   01/02/2005 a 15/02/2005
   16/01/2005 a 31/01/2005
   01/01/2005 a 15/01/2005
   16/12/2004 a 31/12/2004
   01/12/2004 a 15/12/2004
   16/11/2004 a 30/11/2004
   01/11/2004 a 15/11/2004
   16/10/2004 a 31/10/2004
   01/10/2004 a 15/10/2004
   16/09/2004 a 30/09/2004
   01/09/2004 a 15/09/2004
   16/08/2004 a 31/08/2004
   01/08/2004 a 15/08/2004
   16/07/2004 a 31/07/2004
   01/07/2004 a 15/07/2004